Referências no Curriculum Vitae

Como Usar Referências no Curriculum Vitae

Ao se elaborar um bom currículo, é normal surgirem dúvidas quanto se deve colocar ou não referências profissionais. Inicialmente, se a vaga assim o desejar devem-se listar as mais importantes, àquelas relacionadas ao cargo almejado, visto que cada dia mais o mercado de trabalho está cada dia mais competitivo.

Entretanto, se não for característica essencial do anúncio é melhor não colocar, pois expõe tanto a empresa da última experiência, como os funcionários que nela trabalham. Informações como estas devem ser fornecidas nas entrevistas.

No caso de ser requisitado pela empresa é importante salientar algumas informações a serem feitas. Segundo o dicionário Michaellis, referência é a informação prestada a respeito da idoneidade moral e ou da capacidade financeira ou profissional de alguém. No caso do currículo, essas informações podem determinar a contratação do profissional em detrimento de outro. Não é aconselhável colocar o telefone de parentes, familiares, se o empregador checar e obtiver resultados não condizentes com o esperado, o candidato à vaga perde sua credibilidade.

Dicas Sobre Referências no Curriculum Vitae


Links patrocinados


A referência no currículo é gerada por pessoas que trabalharam sobre o desempenho social, técnico e interpessoal do profissional. Quanto maior a notoriedade ou cargo da pessoa que atesta a qualidade do profissional, maiores são as chances da empresa que recebeu o currículo convidar o candidato à uma futura entrevista.

As informações devem ser coerentes com o cargo ao qual se candidata, deve-se escolher bem quem será indicado. Assim, quando a empresa quiser analisar o perfil de empregado durante a entrevista, poderá fazer uma checagem com estes contatos fornecidos pelo candidato.

Como colocar Referências no Curriculum Vitae

Logo após as informações básicas (nome, endereço, telefone para contato), a formação, a experiência profissional, inserir juntamente com esta as referências, de forma sucinta colocando o nome da empresa, o nome da pessoa que dará a referência, o cargo e telefone para o contato com esta pessoa.

Quanto mais clara as informações melhor em seu currículo. Busque pessoas que possam falar das suas qualidades profissionais, a forma como trabalha, quais eram suas ambições, o cargo e as responsabilidades que exercia.

 Referências no Curriculum Vitae


Links Patrocinados



Comentar

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *