Modelo Curriculum CNPQ Lattes

publicidade

Modelo Curriculum CNPQ Lattes

Interessados em concorrer às bolsas de estudos do sistema Lattes CNPq (Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico) precisa apresentar um currículo com as informações sobre seu projeto de pesquisa. O modelo currículo CNPq Lattes tem um formato diferente dos currículos destinados a outros programas e/ou empresas. O Lattes é especialmente usado por acadêmicos e por universidades.

Há, inclusive, na internet um programa de base de dados que guarda seus dados já baseado nas exigências do programa CNPq.

O CNPq além de oferecer bolsas em pós-graduação, mestrado e doutorado, também fornece apoio financeiro para quem precisa apresentar uma tese relevante científica ou tecnológica e para isso precisa organizar uma conferência, congresso, simpósio ou evento do tipo.

No currículo Lattes coloque seu nome, data de nascimento, naturalidade, endereço residencial, e-mail, telefones, número dos documentos (RG, CPF e Título de Eleitor).  Em seguida coloque sua formação acadêmica, graduação em primeiro lugar e em segundo a pós-graduação. Também coloque suas atividades profissionais e docências.

Em quarto, digite suas atividades de pesquisa, projetos de pesquisa, eventos de natureza científica e etc. No último campo coloque suas produções acadêmicas e científicas, isso é, artigos em revistas científicas, livros ou capítulos de livros que você escreveu, monografias e dissertações defendidas.

Essas informações precisam ser concisas, mas atraentes, mostrando todas as suas qualidades como pesquisador e apontado qual a importância dessas pesquisas para o desenvolvimento científico e tecnológico do Brasil.

Esse currículo será anexado à sua inscrição nos editais que abrem constantemente para oferecer esses benefícios do programa CNPq.

Como Modelo Curriculum CNPQ Lattes

O sistema de Currículo Lattes CNPq foi desenvolvido pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico  para possibilitar maior integração entre bases de dados, um estilo de currículo usado especialmente por instituições de ensino e acadêmicos da área de ciências e tecnologias.

Se você deseja buscar um currículo Lattes no sistema CNPq para encontrar uma tese ou pesquisador, acesse a plataforma  e escolha se quer pesquisar pelo “Buscar por” ou pelo “Nas Bases”. Na primeira opção você poderá consultar pelo nome do acadêmico ou pelo assunto. No outro você poderá consultar por doutores ou demais pesquisadores que podem ser mestres, graduados, estudantes e etc.

O Modelo Curriculum CNPQ Lattes está no sistema CNPq de busca é bem simples, você poderá ainda filtrar essa busca definindo outras informações como, por exemplo, formação acadêmica do pesquisador, área de atuação, instituição que o profissional exerce trabalho e outras.

Também há um quadro para definir suas preferências de busca, onde você poderá escolher buscar somente currículos lattes atualizados nos últimos meses, ou buscar somente por informações pessoais do pesquisador, ou ainda por detalhes específicos sobre as produções.

Isso é, pesquisas por trabalhos como produção cultural,  orientação em teses e etc.

O sistema Lattes também permite que se faça uma busca determinando o ano em que a produção científica foi realizada.

Os currículos e as pesquisas são inseridas por diversos acadêmicos que buscam não só o reconhecimento de suas teses como também bolsas em cursos de mestrados, doutorados e também apoio financeiro para congressos, simpósios e conferências. Mas o sistema de currículo CNPq também organiza essas teses e pesquisas científicas como banco de dados, para pesquisa.

CNPQ Lattes Modelo Curriculum CNPQ Lattes

publicidade

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>