Horas Trabalhadas por Dia no Brasil

Horas Trabalhadas por Dia no Brasil

A regulamentação do período de trabalho é algo de suma importância para o ser humano, levando em consideração conceitos econômicos, sociais ou até mesmo biológicos. Obteve assim destaque através da Declaração Universão de Direitos do Homem a partir de 1948 onde teria um artigo que todo o homem teria direito a horas de repouso e lazer inclusive algumas limitações bastante razoáveis de horas de trabalho e férias remuneradas periódicas.

Aqui no Brasil existem empresas que definem o período de trabalho como jornada de trabalho, através principalmente da Consolidação das Leis Trabalhistas a famosa CLT. De uma ou outra forma o empregado irá participar com suas funções na empresas sempre vinculado a um período de horas.

Este período é estipulado presencialmente ou não, isto de acordo com o empregado exercar suas funções em locais definidos e não presencial quando o mesmo deverá exercer funções em locais e horários não definidos. Um exemplo prático é a função de auxiliar de escritório, que não possui um endereço certo, horário de entrada, função definida, intervalo, etc. Na segunda situação teremos a função de motorista que poderá não ter endereço certo e também intervalos não definidos.


Links patrocinados


A jornada de trabalho é considerada o período de tempo onde o empregado deverá ficar a disposição do empregador, de maneira a executar ou não a função porém em suas dependências, este período requerirá início e final definidos de horário e trabalho através da direção informada pelo empregador.

A duração do trabalho deve então ser feita de qualquer maneira, porém não permitirá que o empregador exerça de forma livre o período de trabalho nas normas da relação trabalhista.

Estima-se que em meados de 1800 a jornada de trabalho poderia atingir períodos de 12 a 16 horas mesmo entre menores e também mulheres, sem nenhum tipo de limitação, com a evolução da classe e também a organização dos sindicatos as horas extensas foram combatidas e a partir do século XX a jornada de trabalho foi estipulada em no máximo 10 horas diárias.


Links Patrocinados



Comentar

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *