Dicas para Criar Currículo Bom

Dicas para Criar Currículo Bom

Muitas pessoas pensam que a avaliação da empresa começa durante as entrevistas ou através dos telefonemas feitos para agendar os primeiros encontros. Grande engano! Antes de qualquer outra avaliação, a empresa analisa o currículo enviado pelo candidato.

É através dos currículos que os empregadores eliminam os primeiros candidatos à vaga. Portanto, qualquer deslize nessa fase da busca por um novo emprego pode ser fatal.

Para criar currículo bom, seja limpo. A clareza e a harmonia causadas pela limpeza são essenciais para que as informações sobre você sejam lidas. Lembre-se de que a primeira impressão é a que fica. Se o seu currículo estiver manchado, rasurado ou amassado, a impressão que terão de você é que não é cuidadoso ou atencioso com seus trabalhos.

Mais Dicas para Criar Currículo Bom

Outro ponto muito importante para criar currículo é a organização. Separe seu currículo com intertítulos e, preferencialmente, nessa ordem: informações pessoais, objetivos, formação acadêmica e cursos de extensão, experiência profissional e, se ainda houver espaço, escreva um pequeno texto sobre suas contribuições e principais feitos nas empresas em que trabalhou. Lembre-se de que esse texto deve ser curto, sintetizado. Nunca ultrapasse os 500 caracteres.


Links patrocinados


Algumas pessoas tendem a aumentar as experiências que tiveram em empresas ou adicionar cursos que nunca cursou ao currículo. Jamais faça isso! As empresas, em sua grande maioria, checam todas as informações fornecidas pelos candidatos. Ligações e pesquisas na internet são fáceis de fazer e, se alguém for pego mentindo, será excluído imediatamente dos planos das empresas. Dizer que sabe falar uma língua que não sabe ou fazer coisas que nunca fez também é errado.

As empresas costumam aplicar testes que exigem o conhecimento que pedem. E, se ela quiser que o candidato fale fluentemente outro idioma, provavelmente a entrevista não será realizada em português. Ao invés de mentir, busque realmente se aperfeiçoar no que pretende fazer.

Por último, mas talvez mais importante do que todas as dicas anteriores, tenha um bom português! Pessoas que escrevem errado sempre serão subestimadas. Você pode ter anos de experiência, excelente capacidade técnica e ótimo relacionamento interpessoal. Se o seu português não for perfeito, seu currículo irá para a lata do lixo na primeira oportunidade. Revise cuidadosamente cada palavra escrita em seu currículo e, se tiver alguma dúvida, peça para alguém te ajudar nisso.

Usar as novas regras gramaticais também é importante, afinal, quase todas as empresas já aplicaram a reforma ortográfica.

Dicas para Criar Currículo Bom


Links Patrocinados



Comentar

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *