Curriculum Vitae Eficiente

Como Fazer Um Curriculum Vitae Eficiente

Para um Curriculum Vitae ser eficiente, o candidato deve mantê-lo sempre atualizado. Sempre incluir novas experiências relevantes ao objetivo profissional, assim como deve adequá-lo ao perfil da vaga. É importante que seja personalizado e que esteja de acordo com a vaga pretendida, pois cada currículo é um currículo, deve estar adequado conforme a necessidade do candidato.

Como o currículo é o responsável pela primeira impressão que o contratante terá do candidato, deve levar informações relevantes ao cargo desejado. O papel dele é ser atrativo ao entrevistador, conseguindo desta forma uma eventual entrevista. O ideal para um Curriculum Vitae é ter no máximo duas folhas, já que o entrevistador não passa mais do que um minuto lendo cada currículo. Caso contrário, será apenas mais um perdido dentro da gaveta. O curriculum vitae deve ser uma síntese dos dados pessoais, formação acadêmica, histórico profissional, além das competências adicionais do candidato à vaga de emprego.

Dicas Para um Curriculum Vitae Eficiente

Curriculum Vitae Eficiente 300x199 Curriculum Vitae EficienteLogo no início, deve conter as informações pessoais do candidato, como nome completo, endereço detalhado (rua, número, bairro), idade, estado civil, nacionalidade e contatos, como telefone fixo, celular e e-mail. Informações pessoais além destas, são desnecessárias, a não ser que sejam solicitadas. 190

No objetivo do Curriculum Vitae deve-se mencionar a vaga almejada na empresa. É fundamental para o candidato enfatizar sempre o que agrega mais valor à vaga pretendida. Isto ajuda a economizar o tempo do entrevistador e ser mais eficiente na transmissão da mensagem, ganhando mais alguns pontos. Isto não quer dizer que deva omitir competências e habilidades, mas sim dar mais foco aos pontos que tenham relação com a vaga. Já em relação à pretensão salarial, é algo dispensável no currículo. Ela deve ser incluída caso seja solicitada pela empresa ou pelo entrevistador.

Um bom complemento ao Curriculum Vitae são informações sobre cursos extracurriculares e idiomas, sempre colocando o nome da instituição e a duração de cada curso. Se em entidades de renome, melhor ainda! Para finalizar, uma relida é sempre bom para ter certeza que a gramática está impecável. E claro, o candidato nunca deve mentir sobre qualquer informação no seu curriculum vitae.