Curriculum ou Currículo

Curriculum ou Currículo

Curriculum ou Currículo? Sempre ficamos em dúvida quanto a grafia desta palavras.

Apesar das duas formas estarem corretas, tente evitar a palavra “curriculum vitae”, que é o nome em latim que significa trajetória de vida. É dessas duas palavras que vem as iniciais CV.

Já “currículo” é a forma aportuguesada da palavra em latim e é também a mais aceita pelas empresas, de acordo com linguistas. Portanto se você estiver entrando em contato com uma empresa através de um e-mail, coloque que você está enviando seu currículo.

Antigamente as palavras Curriculum Vitae eram inseridas no início da página em letras grandes como se fosse o título daquele texto, mas hoje esse modelo de currículo não é mais necessário.

Se for formatar um novo currículo comece apenas com seu nome, seguido de dados pessoais como endereço, data de nascimento, estado civil e contatos.

Continue o documento descrevendo seu objetivo profissional, suas qualificações, sua formação escolar, experiência profissional e por fim cursos extracurriculares e idiomas.

O currículo precisa ser conciso, ter informações necessárias para mostrar para o recrutador que você realmente tem o perfil que ele está procurando. Não coloque informações falsas, já que você poderá ser chamado para prová-las. Lembre-se que esse será o seu primeiro contato com a empresa em que você deseja trabalhar.

Evite erros de português quando estiver digitando seu currículo, também evite colocar letras coloridas e prefira as fontes Times New Roman ou Arial para o texto.

Separe as sessões do documento por letras em negrito ou faça um sublinhado em cada tópico do currículo.