Currículo Lattes O que é?

Currículo Lattes O que é?

O sistema de currículo Lattes também conhecido como Plataforma Lattes que é a base de dados de currículos de instituições e pesquisadores,atuando no Brasil, das áreas de Ciência e Tecnologia. O currículo Lattes nasceu de uma necessidade do Conselho Nacional de Desenvolvimento Cientifico e Tecnológico ( CNPq ) que precisava de uma solução para administração  de dados com informações de pesquisadores da área de Ciência e Tecnologia.

Atualmente a Plataforma Lattes não se estendo somente a ações do Conselho Nacional de Desenvolvimento e Tecnologia mas também de outras agências de fomento estaduais e federais, das instituições de ensino superior, fundações estaduais de apoio a ciência e tecnologia e também de institutos de pesquisa. Pesquisadores, gestores, estudantes e demais profissionais atuantes do sistema nacional de ciência e tecnologia.

Vantagens de um Currículo Lattes

currículo Lattes  acabou se tornando um padrão e é fundamentalna avaliação dos candidatos para à obtenção de bolsas e auxílios. Também é importante para a seleção de consultores, dos membros de comitês e dos grupos de assessoria. E ainda no subsídio para avaliações das pesquisas e das pós- graduações do Brasil.


Links patrocinados


O currículo Lattes possibilita que as instituições tenham uma ótima e fácil visão e também avaliação de currículos de docentes e discentes. Os currículos Lattes serve para forma uma imagem institucional nos sensos, serve também para a formação de grupos de pesquisadores e de trabalho. Esses currículos servem também para fazer uma avaliação do trabalho de pesquisadores e ainda para forma um diagnostico do perfil do pesquisador com outros dentro da área de atuação.

Pesquisas em Currículo Lattes

Para os pesquisadores o  currículo Lattes  é muito importante, pois possibilita a concessão de passagens  em eventos científicos e da mais oportunidades de participação de projetos e ainda deixa seu currículo a mostra para que ele possa ser consultado pelos órgãos de fomento que utilizam a plataforma Lattes.

Para os bolsistas de pesquisa, bolsistas de mestrado, bolsistas de doutorados e também de iniciação cientifica e demais atuantes da área, o currículo Lattes  deve está cadastrado no CNPq, pois caso não esteja cadastrado não poderá ser efetuado pagamentos e nem renovações. Este currículo é também obrigatório para os estudantes e para os pesquisadores que fazem parte do Diretório de Grupos de Pesquisa.

curriculo Lattes


Links Patrocinados



Comentar

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *