Como Enviar Currículo Para Empresas

Como Enviar Currículo Para Empresas

Algumas pessoas enviam dezenas de currículos para as empresas, mas não recebem respostas. Talvez pior do que ser rejeitado para alguma vaga, é não saber se realmente foi ou não descartado para a empresa.

Em geral, quando as empresas não se dão nem ao trabalho de responder alguém sobre o currículo enviado, é porque ele não foi sequer analisado. Logo, a empresa não tem uma justificativa profissional para desqualificar aquela pessoa.

Quando precisar enviar currículo para alguma companhia, certifique-se de que está mandando para o profissional responsável por essa área. Toda empresa possui um departamento de Recursos Humanos. Procure o e-mail desse departamento para enviar suas informações. Se possível, entregue seu currículo pessoalmente.

Dicas para Enviar Currículo

Muitas empresas também disponibilizam ferramentas em suas páginas na internet para o envio de informações pessoais. Quando procurar por emprego através de sites da própria empresa, utilize sem medo a guia “Trabalhe Conosco” ou “Faça Parte da Nossa Equipe”.

Todas as empresas que oferecem essa opção leem os currículos enviados por lá antes de qualquer outro. Isso porque é muito mais prático para elas e existe alguém responsável por fazer esse trabalho.

Outro caso em que a empresa sequer lê o currículo enviado é o aparente desconhecimento das normas cultas da Língua Portuguesa. Cometer erros na escrita elimina sim o candidato, mesmo que seja só um ou dois. Revise muito bem seu currículo e, em caso de dúvidas, substitua a palavra ou procure um dicionário.

O que estou enviando mesmo?

Eis a dúvida que elimina milhares de candidatos em todo o Brasil: É “Currículo” ou “Currículum”?

Segundo o dicionário brasileiro, “currículo” tem as seguintes definições: 1 Ação de correr. 2 Pequena carreira; atalho. 3 Curso. 4 Conjunto das matérias de um curso escolar.5 Parte de um curso literário. 6 V curriculum vitae.

Atente-se ao fato de que o dicionário diz “curriculum vitae” e não apenas “curriculum”. Essa é uma expressão latina que foi universalizada. Seu significado é “percurso de vida”, logo, não faria sentido enviar um documento como “percurso”. Se quiser usar essa forma, sempre faça de maneira completa.

No Brasil, porém, essa expressão foi modificada com o passar dos anos. A palavra “currículo” foi acrescentada a forma culta da Língua Portuguesa após muitos anos de uso. Atualmente, as empresas preferem que o Português seja utilizado em todo o currículo. Portanto, escreva apenas “currículo”. Enfeitar demais pode ser motivo para rejeição.

enviar currículo 300x199 Como Enviar Currículo Para Empresas