CNPq Currículo Lattes

CNPq Currículo Lattes

Criado em 1999 pelo Conselho Nacional do Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), o currículo Lattes ganha cada vez mais importância dentro do mercado de trabalho. Isso porque a Plataforma Lattes tem a capacidade de centralizar e organizar informações sobre acadêmicos e empresas do país inteiro.

Existem três grandes responsáveis pela criação da Plataforma Lattes: o CNPq Currículo Lattes, empresa de administração ligada ao Ministério da Ciência e Tecnologia e fundada em 1951; A Universidade Federal de Santa Catarina e a Universidade Federal de Pernambuco. Além dessas instituições, algumas empresas privadas também colaboraram financeiramente para o desenvolvimento do projeto.

As principais preocupações dos pesquisadores ao criar semelhante estrutura de organização de CNPq Currículo Lattes eram a padronização no formulário utilizado por cada pesquisador e por cada instituição, a facilitação na busca por profissionais e a geração de estatísticas que orientassem as políticas públicas de educação no Brasil. Todos esses objetivos foram alcançados com sucesso e hoje a Plataforma Lattes é referência no mundo inteiro.

Utilidade do CNPq Currículo Lattes

Esse imenso banco de dados, além de ser extremamente informativa, é padronizada. Todos os currículos têm o mesmo formato e contam com os mesmos tópicos. O que varia de acordo com o profissional é a quantidade de informações e experiências que estarão descritas em cada área.


Links patrocinados


Toda essa tecnologia auxilia empresas, Governo, profissionais e, principalmente, corporações que buscam investir em ciência dentro do Brasil. O Lattes ainda patrocina e incentiva dezenas de projetos universitários no país inteiro. Toda a transparência, empenho e confiabilidade que o CNPq tem fez com que se tornasse uma das maiores e mais importantes empresas do país.

Para atualizar seu currículo através da Plataforma Lattes, basta acessar a página da empresa na internet através do endereço www.lattes.cnpq.br. As informações são bastante claras e precisas.

Se você é um empresário e precisa buscar profissionais, o caminho é o mesmo. Lá você encontrará dados divididos por regiões, comparação de instituições e diversos outros gráficos que facilitarão sua pesquisa.

O Criador do CNPq Currículo Lattes

Cesare Manusueto Giulio Lattes, ou simplesmente César Lattes, foi um físico brasileiro com importância reconhecida no mundo inteiro. Entre suas principais contribuições para a Ciência, está a descoberta do méson pi,junto a Giuseppe Occhialini e Cecil Powell. Descoberta essa que revolucionou a Física.

César Lattes viveu entre 1924 e 2005. Em 2002, foi homenageado através do documentário “Cientistas Brasileiros”, de José Mariani. Tendo em vista tudo que Lattes fez pela Física, a homenagem da CNPq é justa.

CNPq Currículo Lattes


Links Patrocinados



Comentar

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *